22 C
Loanda
Terça-feira, Setembro 24, 2024

Benguela: Kilandukilo e caboverdianos da Batucadeira animam sarau de danças africanas na Catumbela

PARTILHAR

A companhia de dança tradicional Kilandukilo e o grupo caboverdiano Batucadeira animaram sexta-feira, na Catumbela, sede do município com o mesmo nome, um sarau de danças africanas, em alusão ao 5 de Outubro, data do terceiro aniversário da institucionalização da 10ª circunscrição territorial da província de Benguela.

Benguela: Kilandukilo, um dos grupos convidados no Sarau de Danças Africanas (Foto: Pedro Parente/arquivo)
Benguela: Kilandukilo, um dos grupos convidados no Sarau de Danças Africanas (Foto: Pedro Parente/arquivo)

Segundo o porta-voz da comissão de efemérides da Catumbela, Lito Tolosso, ambos grupos de danças tradicionais foram especificamente convidados para reforçar o interesse dos munícipes pelas danças e músicas tradicionais, um estilo que sempre foi predominante na região.

Frisou que de Cabo Verde vieram nove mulheres que partilharam o palco do Pavilhão Multiuso da Catumbela com outros grupos locais, nomeadamente “Irene Cohen”, do município do Cubal, os “Mukongos do Biópio” e os “Mangandu” (anfitriões), além dos músicos individuais Sukumula e Ti-Viné.

Acrescentou que o sarau de danças africanas não tem carácter competitivo, devendo cada um mostrar o que sabe de música ou canção de matriz meramente africana.

Disse que a região da Catumbela tem forte tradição na música folclórica da província, se não mesmo do país, daí que se justifique que o município tenha arrebatado, de modo consecutivo, 22 edições do Carnaval de Benguela, além de outros títulos intercalados daquela manifestação cultural.

Apesar disso, reconheceu, nota-se alguma quebra na promoção tanto das danças como das músicas de cariz africano, sendo mais notório em cerimónias protocolares de recepção à hóspedes.

“As autoridades administrativas querem inverter esse quadro, daí incluir este intercâmbio musical, por saber que as festas do município juntam milhares de habitantes, turistas e passantes, cujo ambiente festivo pode influenciar qualquer elemento”, afirmou Lito Tolosso, apelando aos munícipes para que façam deste 3º aniversário da existência desta entidade administrativa como uma data colectiva.

Com quatro comunas, Biópio, Catumbela (sede),Gama e Praia Bebé, o mais novo município de Benguela conta com mais de 200 mil habitantes, tendo como titular administrativa Alice Filomena Pascoal.

Catumbela, uma antiga comuna do município do Lobito, foi elevada a categoria de município através da Lei nº32/11, de 5 de Outubro de 2011. (portalangop.co.ao)

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Angola novamente em rota de colisão com os direitos humanos

Por: Reginaldo Silva (Jornalista) Já não é uma novidade, nem pouco mais ou menos, ouvir dizer ou ler que em...

Aumentam as preocupações com os défices fiscais do Senegal antes das eleições de Novembro

O crescimento económico mais lento do Senegal, o crescente déficit fiscal e um possível atraso no financiamento do Fundo...

TSMC e Samsung ponderam construir fábricas de chips nos Emirados Árabes Unidos, diz WSJ

A Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC) e a Samsung Electronics Co. discutiram a construção de novas fábricas importantes nos...

Intel recebe oferta multibilionária da Apollo, enquanto a Qualcomm planeia aquisição

A Apollo Global Management. ofereceu-se para fazer um investimento multibilionário na Intel, anunciou a Bloomberg, dando ao fabricante de...
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema