Dombe-Grande – As autoridades sanitárias no município da Baía Farta, litoral sul da cidade de Benguela, preveem imunizar contra o sarampo 54 mil e 676 crianças, dos seis meses aos 10 anos de idade, durante a campanha de vacinação que decorrerá de 22 de Setembro a cinco de outubro do corrente ano.
Falando no acto de lançamento da campanha realizada na comuna do Dombe-Grande, 61 quilómetros da vila da Baía Farta, o responsável pela área de saúde publica e controlo de endemias, João Capingala, disse que esta previsto vacinar igualmente 32 mil crianças dos zero a menos de cinco anos contra a pólio e adminsitar a vitamina A a outros 30 mil e 400 petizes.
Adiantou que a campanha que será intensificada á vigilância epidemiológica contra o sarampo, paralisia infantil e informações sobre a febre hemorragia ébola na comunidade, será assegurada por 184 técnicos de saúde, 450 voluntários e 28 supervisores.
Revelou que, para as zonas de difícil acesso localizadas ao longo do mar, estão mobilizados chatas e outros meios disponibilizados pela capitania do Porto do Lobito.
Dados apurados pela Angop indicam que de Janeiro a Junho foram registados 215 caos de sarampo, dos quais um resultou em óbito.
O chefe de repartição municipal de saúde, Rafael Tchiteculu, apelou no acto de lançamento, assistido pelas autoridades administrativas, entidades tradicionais e religiosas, para a participação de todos, visando erradicação do sarampo e da poliomielite. (portalangop.co.ao)