25.3 C
Loanda
Quarta-feira, Novembro 13, 2024

Português pode tonar-se língua oficial de mais países

PARTILHAR
cplp: relações económicas dominam cimeira de luanda (ap) - portal de angola
CPLP: Relações económicas dominam cimeira de Luanda (AP)

O director do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) sugeriu hoje que a introdução do português como língua oficial na Guiné Equatorial é visto como “uma oportunidade” para outros países, como os observadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Gilvan Müller de Oliveira disse que “isso tem sido visto como uma oportunidade e abre a porta para que o português se torne oficial também em outros países”.

A CPLP está numa fase histórica, em que os países estão a ampliar a oficialidade das línguas, na óptica do responsável do IILP, em referência à institucionalização do português como língua oficial pela Guiné Equatorial em 2010, na tentativa do Governo daquele país entrar para a Comunidade.

“Os países percebem que as línguas são recursos e que é interessante que a população fale mais línguas, que possa haver mais línguas a circular e que elas são pontes para outros países”, sustentou, Müller de Oliveira, para quem  “a internacionalização e a globalização é realmente um valor para um país e a multiplicação das línguas oficiais traz muitos benefícios para um país”.

Müller de Oliveira apontou que está a crescer o número de línguas oficiais no Mundo, “de uma maneira muito rápida”.

Além da Guiné Equatorial, são observadores da CPLP as Maurícias e o Senegal e para o director executivo do IILP  “nada impede que o exemplo da Guiné Equatorial seja percebido como uma oportunidade”, sem precisar a existência de algum pedido nesse sentido. (voa.com)

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Tensões Norte-Sul sobre a ação climática e o comércio ensombram a abertura da COP29

A Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP29), que tem lugar em Baku, no Azerbaijão, começou num ambiente...

União Africana e Tanzânia lançam iniciativa de alto nível na COP 29 para promover a cozinha limpa em África

Na COP29 no Azerbaijão, a União Africana (UA) e a República Unida da Tanzânia vão unir esforços num evento...

O tempo está a contar para o desafio urgente da criação de emprego na África Subsariana, alerta o FMI

Para empregar uma população em crescimento, a região precisa de transformar os empregos informais, reduzir as barreiras ao crescimento...

Abelhas ajudam a resolver conflito entre elefantes e agricultores no Quênia

Para proteger suas plantações dos elefantes, a agricultora queniana Charity Mwangome aplicou uma ideia bem-sucedida: erguer uma cerca com...