Cazenga – Um projecto denominado “mercados limpos, saúde segura” foi lançado, hoje, sábado, no Mercado Africampos, no município do Cazenga, em Luanda, pela Associação para a Protecção Ambiental X-ponto (APAX-Ong), numa iniciativa que inclui a distribuição de cartilhas sobre direitos do consumidor.
Trata-se de um projecto de carácter nacional, mas que, numa primeira fase, vai ser implementado nos mercados de Luanda.
Em declarações à Angop, o presidente da associação, César Cassule, afirmou que o projecto vai formar activistas ambientais para sensibilizar os vendedores e moradores sobre a necessidade da recolha selectiva de lixo nos bairros.
Adiantou que a distribuição de folhetos, laços verdes, Eco-Stop e outro matérial de educação ambiental será feito pelos usuários, trabalhadores, fiscais dos mercados e jovens organizados em brigadas.
César Cassule sublinhou que o programa contará com seminários de capacitação de activistas para as questões ambientais e campanhas de educação e sensibilização para a limpeza dos mercados.
A Associação para a protecção ambiental X-ponto, afecto a Rede Ambiental Maiombe, é um fórum de concertação das ONG’s, em Angola, fundada em 2001. Tem como objectivo social dinamizar o movimento a favor do Ambiente. (portalangop.co.ao)