Andulo – Sessenta e três hectares de terras aráveis, para a prática da agricultura, encontram-se já mecanizadas na comuna de Chivaulo, no município do Andulo, 170 quilómetros a norte do Kuito, província do Bié.
A informação foi avan
çada hoje naquela localidade, pelo administrador comunal de Chivaulo, Armando Gaite.
Sublinhou que administração de Chivaulo, que através do programa de desenvolvimento rural e combate a pobreza, adquiriu um tractor que preparou os 63 hectares de terra para o ano agrícola 2013/2014.
Disse ainda constituir preocupação dos agricultores a insuficiência de fertilizantes e sementes. Sublinhou que o facto se deveu à estiagem que assolou a região, o que forçou os camponeses consumir a sementeira guardadas em stock.
Apesar das dificuldades, Armando Gaieta mostrou-se satisfeito o desempenho dos agricultores, salientando que administração local está a trabalhar no sentido de satisfazer o pedido dos camponeses, sobretudo sementes e fertilizantes, visando incentivar o aumento da produtividade agrícola naquela parcela do país.
O sector da agricultura na comuna de Chivaulo (Andulo) controla 10 associações de camponeses. Actividade agrícola baseia-se no cultivo do milho, feijão manteiga, mandioca, batata rena e doce, ananás, e outros produtos. (portalangop.co.ao)