24 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 1, 2024

Ex-oficial rwandês refugiado em Kampala entregue por erro à Kigali

PARTILHAR
(angop) - portal de angola
(Angop)

Kampala – Um ex-oficial rwandês, refugiado em Kampala após deserção, foi entregue por “erro” pela polícia aos representantes de Kigali, afirmaram as autoridades ugandesas, acrescentando que o mesmo havia sido transferido de forma ilegal para o Uganda.

O tenente Joel Mutabazi, apresentado como um antigo membro da guarda presidencial rwandesa e procurado pela justiça do seu país, está desaparecido desde sexta-feira, 25 Outubro, segundo a Human Rights Watch (HRW).

Carina Tertsakian, investigadora da HRW, manifestou-se quinta-feira “muito preocupada com a segurança de Joel Mutabazi”. E considerou “incompreensível que tenha desaparecido de um local onde estava sob protecção policial 24h/24” e questionou-se sobre “o possível papel da polícia ugandesa num (…) sequestro”.

“Alguém fez-lhe sair clandestinamente do Uganda”, depois de ser entregue às autoridades rwandesas na sequência de “um erro de julgamento” da polícia ugandesa, anunciou quinta-feira à noite à imprensa o ministro ugandês para os Refugiados, Hillary Onek, acerca do tenente Mutabuzi, que tinha o estatuto de refugiado no Uganda e beneficiava da protecção da ONU.

Segundo o ministro, o ex-militar rwandês, refugiado no Uganda desde Outubro de 2011 e que era objecto de um pedido de “extradição de governo rwandês via Interpol” desapareceu “a 25 de Outubro por volta das 18h30” do Hotel de Kampala, onde foi “posto sob protecção especial” após várias “tentativas de morte”.

Foi encontrado pela polícia e “interceptado por volta das 21h00 em Kamengo”, cerca de 50 km a sudoeste de Kampala, numa estrada em direcção à fronteira com a Tanzânia.

Depois disso, “o director adjunto de Inteligência Criminal (…) cometeu um erro de julgamento e interpretou mal o mandado de captura internacional e foi inadvertidamente apresentado aos representantes do governo rwandês”, explicou o ministro, sem entrar em detalhes sobre esta transferência. (portalangop.co.ao)

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Brasil: Assassinos de Marielle Franco são condenados a 78 e 59 anos de prisão

Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, acusados de serem os executores do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e de...

Elon Musk usa fortuna para ajudar Trump

Em uma reviravolta extraordinária que afetou eleições já imprevisíveis, o homem mais rico do mundo tornou-se o apoiador mais...

OGE 2025 persegue materialização do Plano de Desenvolvimento Nacional

O Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2025 persegue a protecção da pessoa humana, a sua capacitação, redução da...

Presidente nomeia Manuel Homem ministro do Interior

O Presidente da República, João Lourenço, nomeou, esta quinta-feira, Manuel Homem, ministro do Interior, em substituição de Eugénio...