Luena – Três pessoas morreram e 26 outras ficaram feridas em consequência de 27 acidentes de viação, registados nos últimos sete dias, na província do Moxico, indica uma nota do comando provincial da Polícia Nacional.
Segundo a polícia, os desastres provocaram também danos materiais avaliados em 475 mil kwanzas.
O documento refere ainda que em relação ao igual período anterior a corporação registou um aumento de óbitos, mais sete feridos e mais um milhão de kwanzas de danos materiais, bem como a elevação de seis acidentes rodoviários.
Os sinistros foram classificados em seis atropelamentos, nove colisões entre motociclos simples, cinco entre veículos automóveis e motociclos simples, quatro despistes, um capotamento e dois choques contra obstáculos fixos.
O informe dá a conhecer que os acidentes ocorreram nos municípios do Moxico (sede) com 26 e Alto – Zambeze, com um caso, sendo o excesso de velocidade, a falta de prudência, condução ilegal e sob influência de álcool as principais causas.
Na regularização do trânsito rodoviário foram apreendidos 31 motociclos de diversas cilindragens, retidas seis cartas de condução, igual número de livretes de circulação e um título de registo de propriedade.
No período em análise foram aplicadas 25 multas, das quais, 20 pagas no valor de 228 mil e 129 kwanzas, por diversa infracções ao Código da Estrada, aponta o documento a concluir. (portalangop.co.ao)