Saurimo- A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, é aguardada neste domingo na província da Lunda Sul, para, entre outros, testemunhar, a partir das 20h00, a 21ª edição do Festival Nacional de Música Popular Angolana “Variante 2013”, no Cine Chicapa, e avaliar o estado actual do sector.
De acordo com o programa enviado hoje, sexta-feira, à Angop, a ministra manterá um encontro de cortesia com a governadora Cândida Narciso, com quem vai abordar assuntos diversos, entre os quais os projectos em curso nesta região ligados ao sector da cultura, bem como presidir a sessão de encerramento do workshop sobre a situação linguística do Leste de Angola , harmonização e a organização das línguas Bantu.
A gala final do “Variante 2013″ contará com a participação de 18 concorrentes em representação das 17 províncias do país, nomeadamente Luanda, Kuando Kubango, Namibe, Zaire, Kwanza Sul, Cabinda, Kwanza Norte, Cunene, Huila, Benguela, Huambo, Bengo, Bié, Uíge, Moxico, Lunda Norte.
A Lunda Sul, na qualidade de anfitriã, concorre com dois músicos: Lemba Kacokwe e Sandra Fuliqueno. O candidato da província de Malange, por questões de saúde, será o grande ausente.
Os concorrentes serão acompanhados pelas bandas Moyoweno da Lunda Sul e a Vouga de Luanda.
O Festival de Música Popular Angolana foi instituído em 1984, pelo Ministério da Cultura, com o objectivo de descobrir novos valores.
O músico Mito Gaspar é o mais premiado do concurso, com duas vitórias, Matias Damásio, Sandra Cordeiro, Sabino Henda e Zé do Pau são os outros nomes que figuram na galeria dos vencedores.
A gala final do Variante 2013 contará com as participações especial de Ary, Gabriel Tchiema e Namanhonga. (portalangop.co.ao)