O navio de transporte de passageiros inter-ilhas Sal-Rei colidiu ontem à noite com a embarcação de combustíveis Cipreia junto do ilhéu de Santa Maria. O choque que não causou vítimas deu-se por volta das 23h30 quando o Sal-Rei estava a chegar ao porto da Cidade da Praia proveniente da ilha do Fogo, enquanto o Cipreia estava a rumar para São Vicente.
De acordo com as autoridades, a proa do Cipreia embateu e provocou um furo na parte lateral do Sal-Rei que acabou por encalhar junto ao ilhéu de Santa Maria. Os quinze tripulantes e os cinco passageiros que se encontravam a bordo foram socorridos pela guarda costeira, encontrando-se sãos e salvos, conforme disse à RFI João de Deus Carvalho, Capitão dos Portos de Sotavento, que começa por aludir à situação do Sal-Rei, afastando a hipótese do seu afundamento.
Ainda não se sabe se existe alguma possibilidade de consertar o Sal-Rei, dado que não se conhece por enquanto a importância dos estragos causados pela colisão. Também resta determinar as circunstâncias do acidente que segundo certos órgãos de comunicação social poderia estar relacionado com uma falha na comunicação entre os dois navios. Embora o capitão João de Deus prefira mostrar-se prudente, ela não descarta esta possibilidade. (portugues.rfi.fr)
por Liliana Henriques