25.3 C
Loanda
Quarta-feira, Novembro 13, 2024

Chefe de Estado aborda situação nos Grandes Lagos com ministra rwandesa

PARTILHAR
chefe de estado angolano, josé eduardo dos santos (à dir.) (angop) - portal de angola
Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos (à dir.)
(ANGOP)

O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, abordou nesta terça-feira, em Luanda, com a ministra dos Negócios Estrangeiros do Rwanda, Louise Mushikiwabo, a situação na região dos Grandes Lagos e aspectos ligados à cooperação entre os dois países, no âmbito da visita de trabalho de 48 horas da governante rwandesa a Angola.

No final da audiência, a governante rwandesa confirmou à imprensa que a questão dos Grandes Lagos foi um dos assuntos analisados no encontro com o estadista angolano, por dizer respeito à estabilidade da região Central e Austral do continente.

Ainda sobre os Grandes Lagos, realçou as várias iniciativas ao nível continental para levar a paz a República Democrática do Congo (RDC), entre as quais uma no quadro da Conferência da Região dos Grandes Lagos.

“Estas iniciativas não funcionaram e agora analisamos como os dois países (Angola e o Rwanda) podem ajudar no âmbito do acordo quadro de cooperação para a paz e estabilidade na RDC e na região dos Grandes Lagos, rubricado na capital etíope, Addis Abeba, em Fevereiro último”, salientou.

Ladeada pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Rebelo Chikoti, a governante rwandesa reafirmou o compromisso do seu país em continuar a ajudar a RDC no alcance da paz.

Disse acreditar que “só se poderá alcançar a estabilidade e o desenvolvimento no continente se existir um clima de paz”.

Outro do assunto tratado no encontro, segundo a chefe da diplomacia do Rwanda, foi a visita a Angola do Presidente do Rwanda, Paul Kagame, que deverá ter lugar dentro de poucas semanas.

“A data vai ser estabelecida por via de canais diplomáticos. Estamos em permanente diálogo com o ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Rebelo Chikoti. Devo assegurar que o Presidente Paul Kagame terá muita satisfação em visitar Angola, dentro em breve”, frisou.

De igual modo, disse estar em curso programas de cooperação entre os dois países em algumas áreas, mas “agora queremos ser mais específicos nos sectores dos transportes e segurança”.

A ministra dos Negócios Estrangeiros do Rwanda, Louise Mushikiwabo, cumpre uma visita de dois dias a Angola e no quadro dessa deslocação já esteve reunida com o homólogo angolano, Georges Rebelo Chikoti, com quem abordou, na segunda-feira, aspectos ligados à cooperação entre os dois países.

(portalangop.co.ao)

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Tensões Norte-Sul sobre a ação climática e o comércio ensombram a abertura da COP29

A Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP29), que tem lugar em Baku, no Azerbaijão, começou num ambiente...

União Africana e Tanzânia lançam iniciativa de alto nível na COP 29 para promover a cozinha limpa em África

Na COP29 no Azerbaijão, a União Africana (UA) e a República Unida da Tanzânia vão unir esforços num evento...

O tempo está a contar para o desafio urgente da criação de emprego na África Subsariana, alerta o FMI

Para empregar uma população em crescimento, a região precisa de transformar os empregos informais, reduzir as barreiras ao crescimento...

Abelhas ajudam a resolver conflito entre elefantes e agricultores no Quênia

Para proteger suas plantações dos elefantes, a agricultora queniana Charity Mwangome aplicou uma ideia bem-sucedida: erguer uma cerca com...