O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) no período de Novembro de 2020 ao corrente mês de Agosto disponibilizou 548 milhões Kz, para o financiamento de 18 projectos agrícolas, na província do Bengo.
Do valor global concedido pelo banco, 340 milhões Kz (62%) foram disponibilizados a 12 cooperativas agrícolas, e 273 milhões Kz (38%) desembolsados para seis operadores de comércio e de distribuição na região.
De acordo com o chefe do Departamento do Comércio do Gabinete Provincial do Desenvolvimento Económico Integrado do Bengo, Valdemiro Miranda, o processo de financiamento faz parte do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI).
“Este programa vai continuar e os beneficiários devem honrar as cláusulas contratuais previstas nos termos assinados com o BDA” disse aquele responsável.
Quanto à aplicação do crédito concedido, Valdemiro Miranda explicou que no caso das cooperativas, a verba está a ser canalizada para a aquisição de sementes, alfaias agrícolas, insecticidas, sistemas de rega e aumento das áreas de produção através do trabalho manual e mecanizado.
Em relação aos operadores de comércio e distribuição, uma das empresas, conseguiu, em menos de um ano, reembolsar a totalidade da dívida, clarificou o gestor.